Diocese do Porto -Portugal-: Calendário da Formação Permanente 2020/2021

Calendário da Formação Permanente 2020/2021
Particularmente relevante para o ministério do diácono permanente é a formação permanente, na qual se prolonga a formação inicial do ordenado. O Diretório do Ministério e da Vida dos Diáconos Permanentes dedica um capítulo ao tema (n. 63-82), de onde se extraem os seguintes passos:

– «[…] «Para o que recebe o diaconado há uma obrigação de formação doutrinal permanente, que aperfeiçoa e atualiza cada vez mais a exigência de antes da ordenação», de maneira que a vocação «ao» diaconado tenha continuidade e se exprima sempre de novo como vocação «no» diaconado, através da renovação periódica do «sim, quero», pronunciado no dia da ordenação» (n. 63).

– «A formação permanente é verdadeiramente uma exigência, que se põe em continuidade com a formação inicial, com a qual partilha as razões de finalidade e de significado e, com relação à qual possui uma função de integração, de manutenção e de aprofundamento» (n. 67).

– «A formação permanente deve compreender e harmonizar todas as dimensões da vida e do ministério do diácono. Por conseguinte, como para os presbíteros, deve ser completa, sistemática e personalizada, nas suas diversas dimensões: humana, espiritual intelectual, pastoral» (n. 68).

– «É necessário programar iniciativas convenientes (jornadas de estudo, cursos de atualização, frequência de cursos ou seminários em instituições académicas) para aprofundar a doutrina da fé» (n. 72).

– «Os diáconos devem valorizar todas as iniciativas que as Conferências Episcopais ou as dioceses habitualmente promovem em ordem à formação permanente do clero: retiros espirituais, conferências, jornadas de estudo, congressos, cursos de aperfeiçoamento teológico-pastoral. Devem também ter o cuidado de não faltar às iniciativas que mais marcadamente dizem respeito ao seu ministério de evangelização, litúrgico e de caridade» (n. 82).

Para além das iniciativas de formação a nível local, diocesano ou nacional, pensadas especificamente ou não para o diaconado permanente, os diáconos permanentes da Diocese do Porto devem participar num dos turnos de retiro e nos encontros mensais de formação permanente, segundo o calendário que a seguir se divulga:

Data Local Duração Atividade(s)
6 de outubro CCC 21h00-23h00
– A vida batismal: filiação divina e fraternidade humana (Ciclo CCC)
– [Formação específica]
– Oração de Completas

3 de novembro CCC 21h00-23h00
– Sacerdócio batismal e vocação à santidade Ciclo CCC)
– [Formação específica]
– Oração de Completas

1 de dezembro (?) Fátima
Jornada Nacional de Diáconos

8 de dezembro Catedral 16h00 Ordenações*

15 de dezembro CCC 21h00-23h00
– A vocação e missão dos leigos (Ciclo CCC)
– [Formação específica]
– Oração de Completas

5 de janeiro CCC 21h00-23h00
– A família como Igreja doméstica (Ciclo CCC)
– [Formação específica]
– Oração de Completas

9 de fevereiro CCC 21h00-23h00
– A urgência de uma pastoral da fragilidade e do cuidado (Ciclo CCC)
– [Formação específica]
– Oração de Completas

2 de março CCC 21h00-23h00
– Preparação da Assembleia de Diáconos Permanentes
– Oração de Completas

20 de abril Casa Diocesana de Vilar 19h00-23h00 Assembleia de Diáconos Permanentes

11 de maio CCC 21h00-23h00
– Viventes na casa comum (Ciclo CCC)
– [Formação específica]
– Oração de Completas

8 de junho CCC 21h00-23h00
– Os jovens, sujeitos da ação pastoral da Igreja (Ciclo CCC)
– [Formação específica]
– Oração de Completas

3 de julho Paróquia de Aldoar (Porto) 15h00-19h00 Convívio geral

* Celebração na Catedral no âmbito do percurso para o Diaconado Permanente, na qual os Diáconos são convidados a participar.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Las siguientes reglas del RGPD deben leerse y aceptarse:
Este formulario recopila tu nombre, correo electrónico y e contenido para que podamos realizar un seguimiento de los comentarios dejados en la web. Para más información revisa nuestra política de privacidad, donde encontrarás más información sobre dónde, cómo y por qué almacenamos tus datos. Si das tu consentimiento entendemos que estas de acuerdo con nuestra política de protección de datos.