Diácono Zeno Konzen: "Diáconos Discípulos Missionários"

Chegamos a outubro, mês de Maria e missões. Maria, a primeira servidora e missionária. Mas antes de refletirmos sobre a missão quero mencionar dois fatos muito importantes para o nosso ministério:

1) Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano de Santo André, SP, ordenou o primeiro grupo de diáconos permanentes na sua administração naquela diocese. A diocese já contava com bom número de diáconos permanentes, ordenados por dom Claudio Hemmes e dom Nelson Westrupp.

Além da ordenação, também editou o Diretório Diocesano de Diáconos com a seguinte menção: “A Igreja particular de Santo André, há alguns anos tendo em sua missão evangelizadora a participação dos diáconos permanentes nela incardinados, após longo percurso de estudos e experiencias pastorais, levando em conta os vários documentos existente a respeito do diaconado permanente, elaborou este diretório dos diáconos; para servir de auxílio, tanto na formação como na vivência deste ministério, em nossa Igreja”. Nos alegra muito por mais essas ordenações. Acolhemos e saudamos os novos diáconos.

2) No final de setembro e princípio de outubro estive no Acre participando da 1ª Assembleia dos diáconos do Regional Noroeste, com o tema: “Diáconos apóstolos de Jesus Cristo nas periferias existenciais na Amazônia”. E o lema: “Eis-me aqui, envia-me”. Foi um bonito e forte momento na diocese de Rio Banco onde fomos acolhidos pelo presidente do Regional Noroeste dom Joaquím Pertíñez Fernández.

Em sua explanação dom Joaquím fez um relato dos 15 anos da caminhada diaconal naquela diocese, desde a implantação da Escola Diaconal São Lourenço em 2000 até este momento. Já foram formados e ordenados dezenas de diáconos em várias turmas. Impressiona ver o entusiasmo do bispo em relação aos diáconos e segundo ele há um divisor de águas na diocese, antes e depois da implantação do diaconado permanente. Todos os diáconos daquela diocese exercem funções administrativas ou pastorais em fraterna harmonia com os presbíteros num clima de alegria.
Além do acima exposto, temos ainda neste mês de outubro mais alegrias pois, temos Aparecida em seus 300 anos de bênçãos e graças, alegria e refúgio do povo que em sua devoção à Maria fez neste dia 12 a coroação Jubilar de Nossa Senhora, ela que para nós é exemplo de missão.

Neste mês missionário somos mais uma vez chamados a buscar nossos irmãos afastados e/ou ignorados nas periferias geográficas e existenciais do nosso imenso Brasil. Assim irmãos há muito trabalho a fazer na busca de todos aqueles desassistidos, abandonados, ou seja, os pobres que tanto Jesus buscou, como ele mesmo dizia: “ eu vim para os fracos e doentes”. Neste sentido cristão, coloquemo-nos a caminho da maneira que o Senhor nos pede, sendo diáconos missionários e evangelizadores.

Que nossa Senhora Aparecida cubra-nos com seu manto de amor e nos conduza sempre mais ao bom caminho que é Jesus! Que o Senhor nos abençoe e nos livre de todo mal. Amém.

 

 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *