Diácono Sebastião Augusto

 

 Exemplo de vocação e de trabalho

Ano I – No 1 – Setembro de 2011

 Sebastião Augusto, casado, 4 filhos, 10 netos, militar aposentado e professor, ordenado diácono em 3 de abril de 2005, atua na Região Episcopal Santana desde há muito tempo.

 A partir de 1994, assumiu os ministérios do Batismo, da Palavra e do Matrimônio. Foi um dos dinamizadores para a construção da igreja da Comunidade Nossa Senhora da Saúde, pertencente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Parque Edu Chaves. Foi, também, o responsável pela construção da igreja dedicada a São José, Comunidade ligada à Paróquia Nossa Senhora da Anunciação, na Vila Guilherme.

 

De 2005 até maio p.p. exerceu o ministério diaconal na Paróquia Natividade do Senhor, onde batizou, presidiu celebrações da Palavra, assistiu a matrimônios, desenvolveu cursos e celebrou Exéquias nos cemitérios Cantareira e Parque dos Pinheiros, dentre tantas outras atividades.

 

No início de junho foi designado por Dom Joaquim, bispo regional, para administrar e organizar a nova Paróquia São José, que em breve será erigida oficialmente, e já conta com três Comunidades: Nossa Senhora Aparecida (que pertencia à Paróquia São José Operário), Sagrado Coração de Jesus e Santíssima Trindade.

 

Sebastião costuma dizer que não se sente realizado, mas em processo permanente de realização. Gosta muito do que faz e dá o melhor de si no exercício do seu ministério. Seus finais de semana são voltados para a Igreja: preside, atualmente, uma Celebração da Palavra no sábado e 4 no domingo, dentre outras atividades.

 

Para ele, o diácono deve colocar-se a serviço da Paróquia, mesmo; atuar de maneira integrada junto ao pároco. Problemas e dificuldades podem surgir no dia-a-dia, mas devem ser enfrentados com serenidade.

 

Sebastião ressalta a importância da família e a atenção que a ela deve ser dedicada. Revela que sempre encontrou apoio e incentivo da parte da esposa, dos filhos e netos.

 

Sua mensagem para os irmãos diáconos e candidatos ao diaconato: “nunca desista. Ore sempre. Peça a Deus que lhe dê força e coragem para exercer de maneira digna e responsável o seu ministério. Aja com serenidade. Tenha bom relacionamento com os demais diáconos, com os fiéis e com os irmãos sacerdotes. Faça o melhor que pude

e conquiste a confiança de todos”.

 

(Você pode se corresponder com o diácono Sebastião utilizando o seu e-mail:

augusto_sebastiao@hotmail.com«>augusto_sebastiao@hotmail.com

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *