Diácono Permanente Edmar, da Arquidiocese de Natal, Brasil: Escola Regional de Formação de Catequistas

Catequistas do Regional Nordeste 2 participaram da Escola Regional de Formação de Catequistas

Durante os dias 11, 12 e 13, Catequistas do Regional Nordeste 2 estiveram reunidos no Convento Ipuarana na cidade de Lagoa Seca, onde participaram da Escola Regional de Formação para Catequistas, promovido pela Comissão Regional Nordeste II para a Animação Bíblico Catequética.

A Escola Regional NE2 de Formação de Catequistas – Irmã Igara Lemos (Ir, Visitatio), na incumbência de realizar seus planos pedagógicos, onde se reúnem semestralmente, recebe em torno de 70 alunos catequistas das dioceses e arquidioceses do Regional, que vivenciaram dias conhecimento, oração e de discussões em torno da missão catequética.

O Padre Elison, da Arquidiocese de Maceió, um dos responsáveis pela Comissão Regional, explica que o os encontros semestrais fomentam a proposta da igreja, um estado permanente de formação. “é um momento importante, porque a cada seis meses, trabalhamos um módulo com nossos alunos, é o processo da formação permanente, onde temos a intenção de oferecer os subsídios, os aprofundamentos necessários para a prática catequética”, destacou o Padre.

 
 
 
 
 

O Diácono Permanente Edmar, da Arquidiocese de Natal, um dos responsáveis da Escola de Formação Catequética, em um dos momentos, numa troca de experiência e partilha com os alunos, o diácono discutiu um tema recorrente na igreja, o perfil do agente de pastoral norteado pelo testemunho de vida. “O que tenho expressado para os alunos, é que não há vida de conversão e de evangelização se não houver uma vida coerente com o evangelho; O catequista precisa ter a consciência daquilo que ele prega, tal como São 

Paulo, Eu sei em quem acreditei, portanto, é preciso expressar aquilo que se acredita”, refletiu o diácono.

Participando do encontro, Edimilda Oliveira, da cidade de Água Branca, interior de Alagoas, na Diocese de Palmeira dos Índios, diz que a Escola de Catequistas é um momento rico de formação. “Uma oportunidade única de formação, conhecimento, troca de experiência, e tem como objetivo compartilharmos com nossos catequistas nas nossas comunidades sairemos daqui como agentes multiplicadores do conhecimento a fim de implantarmos tudo

 o que foi discutido, seguindo sempre os passos de Jesus”.

O curso acontece semestralmente e se dá em 4 módulos; a cada encontro é trabalhado um módulo. Os módulos de trabalho são: O Querigma: Eixo Bíblico-Catequético; O Catecumenato: Eixo Teológico-atequético; O Módulo Iluminação: Eixo Metodológico-Catequético e o Módulo da Mistagogia: Eixo Litúrgico-Catequético.

Saiba mais sobre a escola regional de formação de catequistas acessando este link: http://cnbbne2.org.br/escola-regional-ne-2-de-formacao-de-catequistas-ir-igara-lemos-gibson-ir-visitatio/

Fonte: pascomdiocesecampinagrande

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Las siguientes reglas del RGPD deben leerse y aceptarse:
Este formulario recopila tu nombre, correo electrónico y e contenido para que podamos realizar un seguimiento de los comentarios dejados en la web. Para más información revisa nuestra política de privacidad, donde encontrarás más información sobre dónde, cómo y por qué almacenamos tus datos. Si das tu consentimiento entendemos que estas de acuerdo con nuestra política de protección de datos.