Diaconado permanente deve recuperar dimensões fundadoras do ministério

 

Jornada de formação contou com a presença de 102 diáconos

 

Agência Ecclesia

Lisboa, 3 de Dezembro de 2009

www.agencia.ecclesia.pt

 

O secretário da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, Pe. Jorge Madureira, defende que os diáconos devem recuperar o equilíbrio das dimensões fundadoras do seu ministério, para responder, “dentro das suas competências, às necessidades do tempo actual” e “aos novos aspectos da missão”.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o sacerdote da diocese do Porto referiu que a jornada sobre «O ministério do Diácono Permanente na hora actual da Igreja em Portugal», que decorreu a 1 de Dezembro, em Fátima, reflectiu sobre as “novas pobrezas”, “que exigem atenção e discernimento”.

O director do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações sublinhou que os diáconos devem atender às questões do trabalho, da família, da saúde e da vida, que “precisam do acompanhamento e proximidade da Igreja”.

“O diaconado permanente, na sua missão de serviço, tem aqui um campo que deve cuidar particularmente”, acrescentou.

A releitura das origens do ministério, à luz da experiência das primeiras comunidades cristãs e dos documentos do Concílio Vaticano II, permitirá “reforçar os aspectos matriciais” do diaconado permanente, observou o Pe. Jorge Madureira.

O vice-reitor do Seminário do Bom Pastor considerou que as matérias ligadas à identidade do ministério “estão assumidas”, “embora com a consciência de que há questões que podem estar em aberto”.

Diaconado permanente em expansão

As intervenções dos oradores desta jornada centraram-se também na relação que os membros da Ordem do Diaconado estabelecem com padres e bispos.

O encontro formativo, que decorreu “num ambiente de boa disposição”, contou com a presença de 102 diáconos, além das esposas, delegados diocesanos e presbíteros, num total de 205 pessoas.

Pela primeira vez foram convidados padres com experiência de trabalho com o diaconado permanente.

De acordo com o secretário da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, os diáconos aperceberam-se do “valor” e da “riqueza” do seu ministério, bem como do “potencial de resposta para a missão da Igreja”.

“Pelo que se vai percebendo, o diaconado permanente está em expansão em praticamente todas as dioceses do país”, constatou o responsável.

O Pe. Jorge Madureira adiantou que o Simpósio do Diaconado será realizado a 1 de Dezembro de 2010.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *