DIA HISTÓRICO PARA O DIACONADO NO BRASIL

Em 30 de março de 2016, às 14h, na sala 1158L do Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o diácono Julio Bendinelli defendeu sua tese de doutorado perante uma banca composta por cinco professores doutores: Prof. Dr Abimar Oliveira de Moraes (presidente), Prof. Dr. Joel Portella Amado, Prof. Dr. Luiz Fernando Ribeiro Santana, Prof. Dr. Arthur Francisco Juliatti dos Santos e Prof. Dr. Luciano Rocha Pinto.

Logo de início, chama atenção a fala do presidente da banca, ao abrir os trabalhos: “Estamos diante de um dia histórico para a PUC do Rio de Janeiro, para a Igreja e para o diaconado no Brasil”. Sua fala foi motivada por dois dados importantes: seria a primeira tese de doutorado sobre o ministério do diácono permanente defendida em uma Universidade Católica no Brasil e seria o primeiro título de doutor em teologia concedido a um diácono da Igreja no Brasil.

O trabalho acadêmico, que consistiu em um minucioso estudo teológico pastoral sobre o ministério do diácono permanente em perspectiva bíblica, histórica e do magistério conciliar e pós conciliar, até o pontificado do Papa Francisco, teve por titulo «Servidor da mesa da Palavra de Deus».

Sob o olhar atento da banca que acompanhou a exposição do diácono e em diálogos de altíssimo nível com vistas a elucidar vários pontos de interesse acadêmico, teológico e pastoral levantados pelos questionamentos dos interlocutores doutores, a pesquisa do diácono Julio, ao cabo de quase 4 horas de defesa, foi aprovada por unanimidade, e avaliada com a nota máxima: “A” com louvor.

Parabéns ao  professor doutor diácono Julio Bendinelli, parabéns à sua esposa

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *