Dezoito diáconos permanentes ordenados para o serviço

 

Sob a proteção e inspiração do patrono São Lourenço, o Diácono Permanente é fonte da missão do amor e da justiça, ordenado para incorporar uma dimensão do ministério apostólico: a do serviço. Uma vez aptos para o exercício desta missão na Igreja do Rio de Janeiro, 18 candidatos ao diaconado permanente foram ordenados no dia 15 de dezembro, na Catedral Metropolitana de São Sebastião. A celebração, presidida pelo Arcebispo Dom Orani João Tempesta, contou com a presença de Bispos Auxiliares, sacerdotes, diáconos permanentes, seminaristas e religiosos.

 

Com o lema: “Sou grato a Jesus Cristo, nosso Senhor, que me julgou digno de confiança e me chamou ao serviço” (ITim 1.12), os 18 membros da turma Divino Espirito Santo reafirmaram o “sim” diante do chamado de Deus. “Foi um período de muita luta, foram cinco anos de estudos e posso dizer que o apoio da minha família foi muito importante. Sempre participamos do cotidiano da paróquia e minha família esteve ao meu lado sempre. Agradeço muito a Deus por esta minha ordenação”, afirmou emocionado o agora diácono permanente Marcos André Gomes da Silva.

 

Durante a Homilia, Dom Orani destacou a missão evangelizadora da Igreja e o ministério do serviço, aos quais os 18 candidatos ao diaconado permanente foram chamados. “Vamos vendo os sinais de Deus na história da nossa arquidiocese, da nossa caminhada. Sabemos que essa ordenação é um momento para toda a Igreja Catolica, não somente para a nossa Arquidiocese. Deus continua atuando, chamando pessoas para o serviço e o primeiro grau do sacramento da Ordem é justamente a ordenação para o serviço, para serem servidores da comunidade, da humanidade. A Igreja na sua caminhada tem essa experiência de dividir serviço. E o diaconado permanente, restaurado pelo Concilio Vaticano II, tem sido uma benção na nossa arquidiocese durante esses 25 anos de vigência, aqui, no Rio de Janeiro. Sabemos que os trabalhos na Igreja têm tanto a missão evangelizadora, a Palavra que é proclamada, a celebração dos sacramentos e, além disso, tem essa determinação, essa abertura para a dimensão social”, esclareceu o pastor.

 

Ao final da celebração, o representante de turma, diácono Carlos Ferreira apresentou os agradecimentos em nome dos ordenados. “É nas palavras do Apóstolo São Paulo que encontramos o lema que norteará a nossa caminhada diaconal. Já em nosso lema, a palavra gratidão se evidencia. Louvamos e bendizemos o nome de Jesus pela confiança que depositou em nós, nos chamando no serviço da evangelização, no serviço do altar e no serviço da solidariedade aos mais pobres. Nos ordenamos hoje para sermos servos de Jesus Cristo”, afirmou.

 

Para o irmão do diácono Glen Borba, Charles Borba, foi com alegria que os famíliares receberam o chamado de Glen ao diaconado permanente, que não será o único membro do clero da família: “É um sonho da nossa família e, além dele, que hoje foi ordenado diácono permanente, nosso sobrinho, Jorge Carreira, também será ordenado padre em abril. Então, para nós, é uma grande honra. Deus tocou o coração do meu irmão. Nós fomos criados na Igreja, nossa família está presente em várias pastorais, então demos muito apoio ao meu irmão. Fico muito feliz em ver o sonho dele tornar-se realidade”, concluiu.

 

Confira o nome dos ordenados:  Alberto Pastor Dos Santos; Amaro Roberto Morais; Anacleto Rodrigues Queiroz; Anisio Peixoto Do Nascimento; Carlos Ferreira Dos Santos; Carlos Henrique Azevedo; Cícero Jorge Costa; Fábio Alberto De Souza; Flávio Gomes; Gabriel Da Silva Pereira; Glen Borba Carreira; José Francisco Pinto De Souza; Marcos André Gomes Da Silva; Marcos Antonio Dos Santos Silva; Radmaker De Souza Valle; Sérgio Murilo Da Costa Fernandes; Valdinei Geraldo Martins; Waltair De Paula Freitas.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *