CRD NE 2, Brasil, reúne CDDs e faz planejamento

O Presidente da Comissão Regional dos Diáconos do Regional Nordeste 2(CRD NE 2), diác. Otacílio Vieira de França, da Diocese de Nazaré, Pernambuco, se reuniu com os presidentes das Comissões Diocesanas dos Diáconos da Arquidiocese de Natal, João Pessoa e Recife e das Dioceses de Nazaré e de Campina Grande, no dia 10 deste mês de novembro, em Campina Grande-PB. Um dos principais assunto foi a necessidade da contribuição financeira dos diáconos para com a Comissão Nacional dos Diáconos (CND), Comissão Regional dos Diáconos (CRD) e Comissões Diocesanas dos Diáconos (CDD). “Não é justo colocarmos dinheiro do nosso bolso para custear as despesas de nossas viagens em função do Diaconato. A responsabilidade é, também, de todos os mais ou menos 400 Diáconos do nosso Regional”, argumentou o Diácono Otacílio.

Depois de discussões sobre a prática da cobrança da contribuição nas dioceses, foi sugerido um esforço maior para a cobrança e o repasse das contribuições para o Regional e para o Nacional. Convencionou-se que cada Comissão Diocesana repassará as contribuições para o Nacional e o Regional mensalmente, com acertos finais nos meses de junho e dezembro de cada ano, a fim de evitar pendências para o ano seguinte.

O Presidente, Diácono Otacílio, também assumiu o compromisso de fazer uma agenda de visitas às Dioceses do Regional e repassou as informações do Encontro da CMOVIC, da qual participou, e da Assembleia do Regional Nordeste 2, em que a CRD foi representada pelo Secretário, Diácono Antônio Lisboa.

Também foram elaboradas metas para o Regional, entre as quais algumas estão: visitar as dioceses, fazer um levantamento do Diaconato no Nordeste 2, elaborar uma ficha de cadastro dos Diáconos em cada Diocese, realizar o Encontro Regional de Formação, realizar encontros provinciais dos Diáconos e realizar um encontro dos dirigentes de escolas diaconais e formadores.

Com o argumento de que os diáconos das dioceses, por obrigação canônica, já realizam o retiro anual, o Regional decidiu não mais realizar o Retiro em nível Regional. Um dos objetivos é favorecer a participação dos diáconos no Encontro Regional de Formação. Esse encontro será realizado no período de 22 a 24 de fevereiro de 2019. O Presidente também repassou datas de atividades nos primeiros meses de 2019: de 8 a 10 de janeiro, reunião do Conselho Consultivo da CND; de 04 a 07 de abril, Assembleia Nacional Eletiva da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), em Goiânia.

 

Reunião CRDNE2 x CDDs C. Grande 10 11 2018 11 cópia

Fuente: cnd.org.br

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Las siguientes reglas del RGPD deben leerse y aceptarse:
Este formulario recopila tu nombre, correo electrónico y e contenido para que podamos realizar un seguimiento de los comentarios dejados en la web. Para más información revisa nuestra política de privacidad, donde encontrarás más información sobre dónde, cómo y por qué almacenamos tus datos. Si das tu consentimiento entendemos que estas de acuerdo con nuestra política de protección de datos.