CRD Leste 2 (Brasil) realizou Encontro Regional de diáconos e esposas

 

O XVIII Encontro de diáconos e esposas da CRD Regional Leste 2, que compreende o diaconado de Minas Gerais e Espírito Santo, aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de Junho de 2017 nas dependências da Casa de Retiro do Cursilho de Cristandade “Frei Tito”, em Unai/MG, diocese de Paracatu/MG, cujo tema foi: “Diácono – Servidor como Maria” e desenvolveu-se o seguinte lema: “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2, 5).

O Encontro contou com a presença de 49 diáconos, 25 esposas e 2 candidatos. Dom José Aristeu Vieira, bispo da diocese de Luz e referencial dos diáconos do Regional, falou sobre “O Mistério da Igreja, Carisma dos Carismas, dom Pascal do Ressuscitado e destinatária dos Carismas”. Enfatizou que os diáconos devam procurar sempre viver a Palavra, a Caridade e a Liturgia. Dom Leonardo de Miranda Pereira, bispo emérito da diocese de Paracatu, desenvolveu o tema: “Maria, Mãe de Deus e da Igreja”.
Diversos presbíteros participaram em momentos do encontro, dentre eles Frei Martinho Ferreira da Silva Cortez, O. Carm, que falou sobre “Cristo Servo – Diáconos servidores da graça de Deus”. Anotou com de suma importância que o Evange-lho sustenta o diácono na “Caridade, Palavra e Liturgia” e disse que pesquisou bem o livro do Diácono Júlio Bendinelli, (Vitória, ES), “Liturgia da Palavra”, que considerou excelente.

Destaque-se o padre Geraldo Martins da Mota, padre Preguinho, que mostrou uma união muito grande com os diáconos, uma simplicidade enorme, pois além da palestra esteve presente em outros momentos no encontro, além de acolher a todos em sua paróquia São João Batista de Unaí no sábado a noite durante a santa missa.

Por fim, no domingo o palestrante foi o bispo diocesano de Paracatu dom Jorge Bezerra bispo de Paracatu que acolheu o encontro em sua diocese, além de presidir a missa de encerramento no Convento das Irmãs Missionárias Carmelitas, participando do almoço, e encerrando o encontro falou aos diáconos que “os mesmos são herdeiros dos Santos”, tendo como ícone Santo Estevão, o primeiro mártir de nossa Igreja. Valeu muito esse encontro para crescimento do diacônio em todo o Regional.

Colaboração: diácono Rosendir Guimarães de Souza,
da diretoria da CRD Leste 2

Tomado de: cnd.org.br

Dejar un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Las siguientes reglas del RGPD deben leerse y aceptarse:
Este formulario recopila tu nombre, correo electrónico y e contenido para que podamos realizar un seguimiento de los comentarios dejados en la web. Para más información revisa nuestra política de privacidad, donde encontrarás más información sobre dónde, cómo y por qué almacenamos tus datos. Si das tu consentimiento entendemos que estas de acuerdo con nuestra política de protección de datos.