Conselho Consultivo da CND apresenta datas de eventos para 2021

A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB (CMOVC) realiza de 19 a 22 de outubro, online, a reunião ampliada anual. Como parte da programação, o terceiro dia é exclusivo para as reuniões dos organismos ligados à CMOVC. A reunião online da Comissão Nacional dos Diáconos (CND) ocorreu nesta quarta-feira, 21 de outubro, das 09h as 11h30, com pauta definida anteriormente pela Presidência junto às Comissões Regionais e Assessorias, e foi presidida pelo presidente Diácono Francisco Salvador Pontes Filho, coordenada pelo secretário Diácono José Oliveira Cavalcanti (Cory), com participação de Dom João Francisco Salm, bispo de Tubarão (SC), presidente da CMOVC e referencial dos Diáconos do Brasil. Estiveram representados os seguintes Regionais: Sul 2, Sul 3, Sul 4, Leste 2, Nordeste 2, Nordeste 3, Nordeste 4, ENAC e tesoureiro da CND.

Na abertura, o secretário Diácono Cory falou da última reunião presencial, realizada em março de 2020, no CCM de Brasília (DF), que coincidiu com os protocolos de saúde e segurança por causa da pandemia de COVID-19, obrigando ao cancelamento das atividades presenciais neste ano. Mas, datas que haviam sido programadas para 2021, foram confirmadas agora na reunião online, com o devido cuidado em respeito aos protocolos sanitários e da CNBB para 2021. «Temos a esperança de realizar os eventos, por isso nos preocupamos em definir datas», disse o presidente Diácono Chiquinho. Dom João Salm afirmou que o propósito da CNBB é voltar às atividades normais a partir de fevereiro, «mas é preciso estar atentos aos fatos em respeito à pandemia».

Com a possibilidade de realizar os eventos no CCM de Brasília e, na indisponibilidade deste, em outros locais previamente reservados, foi aprovada a seguinte programação:

02 a 04 de março de 2021: Reunião da Presidência da CND;
04 a 06 de março de 2021: Reunião Ampliada do Conselho Consultivo da CND;
17 a 20 de maio de 2021: Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais;
30 e 31 de julho e 1º de agosto de 2021: Assembleia Geral não Eletiva em Belo Horizonte (MG);
06 a 09 de setembro de 2021 (a confirmar): Reunião Ampliada da CMOVC;
21 a 23 de outubro de 2021: Encontro da União dos Juristas Diáconos e Esposas Juristas do Brasil.
O presidente Diácono Chiquinho, quando questionado, falou da grande adesão aos cursos de Pós e de extensão em parceria com a UNINTER de Curitiba (PR) e com a Faculdade Claretianos de Rio Claro (SP). Fez a importante ressalva de que «não se trata de cursos de formação para o Diaconado Permanente, mas cursos de Pós Graduação e de Extensão para os Diáconos Permanentes devidamente filiados na CND, esposas e filhos. A Formação para o Diaconado Permanente é de exclusiva responsabilidade das Escolas Diaconais e dos respectivos bispos diocesanos.

Por fim, foi levantada a questão das eleições para as CDDs e CRDs, sendo informados que deverão respeitar as datas previamente estabelecidas em Assembleia Geral, ou seja: de maneira virtual (online) para as CDDs neste ano, e se possível, presencial para as CRDs em 2021.

A reunião foi encerrada com oração e bênção ministradas por Dom João Salm.

Por: Diácono José Carlos Pascoal – ENAC/CND

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Las siguientes reglas del RGPD deben leerse y aceptarse:
Este formulario recopila tu nombre, correo electrónico y e contenido para que podamos realizar un seguimiento de los comentarios dejados en la web. Para más información revisa nuestra política de privacidad, donde encontrarás más información sobre dónde, cómo y por qué almacenamos tus datos. Si das tu consentimiento entendemos que estas de acuerdo con nuestra política de protección de datos.