Comissão Nacional dos Diáconos (Brasil) II Assembleia Geral Não eletiva da CND. 19/05/2017

19 de mayo de 2017

Teve início nesta quinta-feira, 18 de maio, as 16h, a recepção e acolhida dos participantes da II Assembleia Geral Não Eletiva da CND – Comissão Nacional dos Diáconos, que se realiza no Centro de Espiritualidade Redentorista que se localiza no Seminário Santo Afonso de Aparecida, SP.

Após a missa de abertura da Assembleia, aconteceu o jantar.


Dom João Francisco Salm, bispo diocesano de Tubarão, SC e referencial dos diáconos do Brasil, presidiu a missa de abertura da II Assembleia não Eletiva da Comissão Nacional dos Diáconos – CND.

A missa foi celebrada na capela do Seminário Santo Afonso. onde se realiza a Assembleia.

A Assembleia tem como tema «A Vocação Diaconal na Igreja e na Sociedade à luz do Documento de Aparecida.

Diácono José Carlos Pascoal – ENAC / CND


Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, RS e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, presidiu a missa jubilar dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e Ano Nacional Mariano com os diáconos permanentes e esposas na Basílica Nacional de Aparecida.

A celebração ocorreu nesta sexta-feira, 19 de maio, as 09h, e foi concelebrada por dom João Francisco Salm, bispo de Tubarão e bispo referencial do diaconado nacional.e padre Deusmar de Jesus, assessor da CMOVC da CNBB.

Os diáconos e esposas tiveram espaço reservado no Santuário,próximo ao Altar Central.

De Aparecida: diácono José Carlos Pascoal – ENAC / CND


A Comissão Nacional dos Diáconos (CND) realizará entre os dias 18 e 21 de maio no Centro de Espiritualidade Redentorista (Seminário Santo Afonso) de Aparecida (SP), A 2ª Assembleia Geral Não Eletiva.

Anteriormente esse evento era chamado de Encontro Nacional de Formação de Diáconos e Esposas, a cada 4 anos acontece a Assembleia Geral Eletiva, a próxima será em 2019. Nos intervalos bienais acontece a Assembleia Não Eletiva, que tem como proposta a formação ou atualização.

Diáconos reunidos em Assembleia em 2015 na
Capela do Seminário Santo Afonso
Foto: Comissão Nacional dos Diáconos

 

O principal item da pauta é a leitura, votação e aprovação do novo Estatuto Nacional da CND, cujo o texto base foi aprovado pelo Conselho Consultivo da CND realizado em abril no convento Monte Alverne de São Leopoldo RS.

Os participantes da Assembleia celebrarão o Ano Marino no Santuário Nacional na manhã do dia 19. A Assembleia terá como tema ‘Vocação Diaconal na Família, Igreja Sociedade à Luz de Aparecida’ e como lema ‘Cuidai de confirmar a vocação e eleição’.

Os assessores da Assembleia serão Dom Jaime Splenger, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB e o diácono José Durán Y Durán ex-presidente da CND.

«Dom Jaime Spengler irá assessor o sub-tema da 2ª Assembleia: ‘Vocação Diaconal na família’ e o diácono Durán fará palestra sobre o tema do Encontro: ‘O Diácono na Igreja e na Sociedade, à luz de Aparecida'», relatou o diácono José Carlos Pascoal, da assessoria de comunicação da CND.

A assembleia espera receber aproximadamente 300 diáconos.

A última assembleia aconteceu em 2015 e recordou os 50 anos da restauração do Diaconado Permanente.

Hoje, no Brasil, existem mais de três mil diáconos permanentes que colaboram com a Igreja especialmente no serviço da Palavra de Deus, no serviço da Caridade e no serviço da Liturgia.

http://www.a12.com/redentoristas

 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *