Comissão Nacional dos Diáconos (Brasil) II Assembleia Geral Não eletiva da CND. 19/05/2017 (IV)

1Apresentação dos temas na Assembleia Não Eletiva da CND.

A retomada dos trabalhos da 2ª Assembleia Geral Não Eletiva da Comissão Nacional dos Diáconos que se realiza no Seminário Santo Afonso, de Aparecida, SP, de 18 a 21 de maio de 2017 se deu nesta sexta-feira, 19, a partir das 14h, no Auditório do Seminário.

Na parte da manhã os participantes da Assembleia celebraram na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, comemorando o Ano Santo Mariano.

Na abertura dos trabalhos foi formada a Comissão de Redação no Estatuto da CND, presidida pelo diácono José Durán y Durán, que procedeu os esclarecimentos acerca das emendas e do sistema de votação.

Dom Jaime Splenger, arcebispo de Porto Alegre expôs o tema «Vocação Diaconal na Família». «Pensamos vocação na família pensando numa família diaconal, a importância do testemunho claro da santidade do matrimônio e da família. Quanto mais significativo for esse testemunho, melhor sua ação e presença diante da sociedade», falou.

Após sua palestra, dom Jaime abriu para a «Fila do Povo», interagindo com a assembleia. Contou com a participação de dom Jão Francisco Salm e padre Deusmar de Jesus.

Foi prestada homenagem ao diácono Vergílio Bressianini, da diocese de Tubarão, SC, que conta com 92 anos de idade, 47 anos de diaconado e 69 anos de casamento com dona Maria Bressianini, também presente na celebração.

——-

De Aparecida, SP, diácono José Carlos Pascoal – ENAC/CND

Os participantes da II Assembleia Geral Não Eletiva da Comissão Nacional dos Diáconos (CND) celebraram na manhã deste sábado, 20 de maio, a missa de abertura dos trabalhos da Assembleia.

A missa foi presidida pelo padre Jorge Dalagnol, da diocese de Erechim, RS, (assessor dos diáconos), e concelebrada por dom João Francisco Salm, bispo referencial dos diáconos do Brasil.

De Aparecida, SP, diácono José Carlos Pascoal – ENAC / CND