Candidatos ao diaconato permanente realizam retiro espiritual na Diocese de Crato (Brasil)

Patrícia Silva – Diocese de Crato, CE

Em retiro realizado nos dias 15, 16 e 17 de abril, no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato, os dezenove candidatos ao diaconato permanente da Diocese de Crato se prepararam, espiritualmente, para receber o 1º grau do Sacramento da Ordem, que acontecerá próximo sábado, 23 de abril, às 8h, na Catedral Nossa Senhora da Penha.

Refletindo sobre a identidade do diácono na vida da Igreja a partir dos ministérios da liturgia, palavra e caridade, o retiro teve como pregador o prefeito de disciplina do Seminário Diocesano São José, Padre Francisco Wesley Barbosa. Na programação, além da formação, os candidatos fizeram meditação da palavra de Deus, participaram de missas e celebração penitencial. Quatro deles receberam os ministérios de leitor e acólito, e todos foram admitidos através do rito de aceitação da Igreja ao pedido de ordenação.

As celebrações eucarísticas e os ritos foram presididos pelo vigário geral da Diocese, Padre José Vicente Pinto, com autorização de Dom Fernando Panico, que está se tratando de um problema de saúde. Segundo o padre, o sentimento que norteia o coração dos diocesanos é de alegria. “A vocação diaconal é uma vocação da Igreja e para a Igreja. Estamos felizes, pois teremos novos ministros na e para a comunidade, que serão principalmente testemunhos de vida cristã autêntica no exercício do matrimônio e na prática da familiaridade como um todo. Esse testemunho é fundamental para as famílias e a Igreja”, disse o vigário geral.

Este momento que antecede a ordenação representa para os participantes uma proximidade do compromisso, da doação de vida que selarão com Deus, com a Igreja e com o povo. “Aqui fomos fortalecidos e encorajados para assumirmos a missão que Jesus Cristo nos preparou. Agora, nesta semana, devemos procurar manter, na Igreja doméstica, o que foi refletido no retiro, rezando, orando por este momento”, afirmou Antônio Santana.

Os candidatos pertencem aos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Mauriti, Milagres, Brejo Santo, Missão Velha, Lavras da Mangabeira, Jati e Penaforte. São eles: Afonso Pierre de Souza Leonel, Antonio Aldemir Macêdo Santana, Antonio Alves Feitosa, Antonio Gomes Ribeiro, Antonio Edon Santana de Oliveira, Cícero Alves Feitosa, Cristiann Huyghens Torres da Silva, Dernivaldo Alves de Oliveira, Francisco Edson Fernandes Costa, Francisco Gilberto Teles Feijó, Francisco Manoel do Nascimento, Francisco Taveira da Silva, Jesus Moura Vieira, José Santana Barbosa, Raimundo Ruberlandio de Oliveira, Raimundo Tarcisio Cabral, Sebastião Ediley Batista da Costa, Valmir Siqueira de Vasconcelos, Zacarias Orlanildo da Cruz e Silva.

Diaconato

O Sacramento da Ordem é dividido em três graus: diaconal, presbiteral e episcopal. O 1º grau, o do diaconato, pode ser transitório ou permanente. O transitório é para aqueles que receberão o 2º grau, sacerdotal, podendo chegar ao 3º grau, episcopal. O diácono permanente pode ser celibatário ou não. No caso dos dezenove candidatos que serão ordenados próximo sábado, nenhum é celibatário, ou seja, todos receberam o sacramento do matrimônio. Para isso eles tem no mínimo trinta e cinco anos de idade e cinco anos de casados, passaram pela formação da Escola Diaconal da Diocese de Crato, que dura cinco anos, e tem o consentimento de suas esposas. A Escola Diaconal está concluindo a formação da terceira turma.

Hoje dezoito diáconos permanentes exercem o ministério nas paróquias e comunidades da região diocesana.

Missão

Dentre as missões do Diácono Permanente podemos destacar a proclamação do evangelho na missa, pregação, exposição e bênção do santíssimo, administrar o batismo, assistir ao sacramento do matrimônio. Em especial ele deve “transformar sua vida e família em uma família diaconal, que significa uma família a serviço da Igreja. Deve garantir a presença oficial da Igreja

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *