“Formação permanente é um processo de santificação”, diz dom João Francisco Salm

‘O Desafio da Formação: Inicial e Permanente’ – A partir do tema central da XI Assembleia Geral da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), o bispo de Tubarão (SC) e referencial paras os diáconos no Brasil, dom João Francisco Salm, trabalhou com os delegados do evento a importância do processo formativo e atualização do vocacionado à diaconia. A palestra do bispo, dividida entre os turnos da manhã e da tarde desta sexta-feira, 05 de abril, foi realizada no auditório principal do Centro Pastoral Dom Fernando, da Arquidiocese de Goiânia (GO).

De acordo com dom João Francisco Salm, a CND vem se preocupando há algum tempo com a idealização de um projeto formativo para os diáconos permanentes. “É necessário observar com mais amplitude os caminhos para se chegar ao processo vocacional do diácono permanente. Os passos a serem dados, desde a candidatura até a ordenação, deve observar a sua identidade de batizado, sua espiritualidade e o modo com que ele entende a Igreja”, disse o bispo.

Dom Salm, colocou ainda, que, a diaconia sempre deve levar o vocacionado ao encontro com o outro. “Quem quer ser diácono, tem que treinar para ver a Trindade que está no outro. O outro faz parte de dele. Ele deve ser uma presença evangélica e evangelizadora, sobretudo nos espaços de fragilidade social, fazendo ali a diferença”, declarou. O bispo referencial também disse, que, “é importante estar atento a vivência das dimensões da formação e o cuidado, na ação pastoral, com a articulação das cinco urgências da ação evangelizadora que são grandes indicativos quando o assunto é a preparação para a vida pastoral do diácono”.

Escolas de Formação Diaconal

“A formação não termina com a ordenação. A formação permanente é um processo de santificação, é um terreno fértil de atualização da vocação”, declarou dom João Francisco Salm ressaltando a necessidade de um cuidado mais aprofundado com a criação, estruturação e manutenção das Escolas de Formação Diaconal. “As nossas Escola Diaconais não podem ser apenas um ‘cursinho de teologia’. Existem outros aspectos a serem aprofundados com o candidato ao diaconado. Assuntos ligados à dimensão humana/afetiva, espiritualidade, a vida comunitária, missionária, pastoral e, de uma forma muito especial, a relação com a família”, declarou.

Materiais Disponíveis

Todos os materiais da formação de dom João Francisco Salm estão disponíveis. Baixe clicando aquí_

https://drive.google.com/drive/folders/1AWAmFdZIrIkBYeyFgQ4ddwY0UvyDe9VB

cnd.org.br

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *