Ordenados 14 diáconos permanentes para a arquidiocese de Vitória, ES, Brasil

 

No último sábado, dia 4 de novembro, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Vitória, foram ordenados 14 novos Diáconos Permanentes para a Arquidiocese de Vitória, ES, pela imposição das mãos de dom Luiz Mancilha Vilela, SSCC, arcebispo metropolitano. Chamados pelo representante dos diáconos, o diácono Jeremias Messias Diniz e apresentados pelo diretor da Escola Diaconal São Lourenço, padre Arlindo Moura de Melo, os novos diáconos juraram fidelidade ao Arcebispo e seus sucessores e a todas as promessas do rito. Durante a ladainha escolheram deitar diretamente no chão (sem tapetes), como sinal de entrega total a Deus para servir aos irmãos em suas diversas necessidades.

Na homilia Dom Luiz relacionou a nova missão com a solenidade celebrada de Todos os Santos. Lembrou que o Diácono é o homem da caridade. Que todos, bispos, presbíteros e diáconos são chamados a viverem a santidade. O arcebispo falou ainda dos três vínculos com que precisam manter: com o bispo que preside a sua igreja, com o presbítero que preside a sua comunidade e com suas respectivas esposas e família. «O diácono deve empenhar-se para que a sua família seja uma pequena igreja» disse o arcebispo, que acrescentou: «mesmo em nossa pequenez Deus quer comunicar-se através de nós. Não somos nós que comunicamos, é Deus que se comunica».

Ao final da missa o diácono José Wander Neves falou em nomes dos ordenados, que em seguida foram acolhidos pelo corpo diaconal. O diretor da Escola Diaconal, padre Arlindo agradeceu a dom Luiz por ter criado a Escola Diaconal, que nos seus 11 anos de existência preparou para a ordenação 67 diáconos. Esse gesto de carinho de dom Luiz, ressaltou o presbítero, fez muito bem a Igreja, pois por onde ele passa só escuta elogios ao trabalho que os diáconos realizam.

Foram ordenados: Adalto Miguel Pedroni, Antônio Carlos S. Oliveira, Antônio de Jesus Pimentel, Edmilson Mascarenhas, Fabrício Ramos Rodrigues, Joacir Souza Viana, João Pinto Vieira, José Wander Neves, Moisés do Nascimento, Omar José Riani, Rogério Antônio Batista, Renan Costa Loyola, Sandro Magdo Melo e Vanderson Helmer.

Tomado de: cnd.org.br

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *