Papa Francisco nomeou D. Luis Francisco Ladaria Ferrer para suceder ao cardeal Gerhard Ludwig Müller

  O Papa Francisco nomeou  o jesuíta D. Luis Francisco Ladaria Ferrer, arcebispo de Tibica, para suceder ao cardeal Gerhard Ludwig Müller como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (Santa Sé).O sucessor do cardeal Müller nestas funções, D. Luis Francisco Ladaria Ferrer, era até agora secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, cargo para o qual tinha sido nomeado pelo Papa Bento XVI em 2008.

O arcebispo espanhol, teólogo e professor da Universidade Gregoriana de Roma, é formado em Direito na Universidade de Madrid (1961-66).

D. Luís Francisco Ladaria Ferrer entrou na Companhia de Jesus a 17 de outubro de 1966, tendo então sido enviado para estudar Filosofia na Pontifícia Universidade de Comillas, em Madrid (1967-1969).

Obteve o diploma em Teologia em Frankfurt e foi ordenado sacerdote a 29 de julho de 1973;  em 1975 obteve o doutoramento em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, com uma dissertação sobre o  tema ‘O Espírito Santo em Santo Hilário de Poitiers’.

O novo responsável pela Congregação para a Doutrina da Fé, da qual era consultor desde 1995, foi professor de História dos Dogmas na Pontifícia Universidade de Collimas e em 1984 foi chamado para ser professor ordinário de Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana, da qual foi vice-Reitor entre 1986 e 1992.

O Papa João Paulo II nomeou-o como secretário-geral da Comissão Teológica Internacional, à qual pertencia desde 1992, tendo mantido esse cargo até 22 de abril de 2009.

D. Luis Francisco Ladaria Ferrer foi ordenado bispo pelo cardeal Tarcisio Bertone e teve por co-consagrantes os bispos William Joseph Levada e Vincenzo Paglia, tendo-lhe sido designada a sede titular de Tibica.

O responsável faz parte da Comissão da Santa Sé para o diálogo com a Fraternidade Sacerdotal São Pio X, criada em 26 de outubro de 2009.

A 2 de agosto de 2016, o Papa Francisco nomeou o arcebispo Ladaria Ferrer como presidente da Comissão de Estudo sobre o diaconado feminino, tendo então o agora prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé afirmado que a vontade do Papa era que “papel das mulheres seja cada vez mais valorizado”.

D. Luis Francisco Ladaria Ferrer é também membro do comité científico da Fundação do Vaticano ‘Joseph Ratzinger-Bento XVI’.

LS/OC

Tomado de: Recensión de ecclesia pt