Com missa presidida por dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, foi aberta na manhã desta sexta-feira, 17 de março, a reunião ordinária do Conselho Consultivo da Comissão Nacional dos Diáconos –CND, que se estenderá até o dia 18, sábado, no Convento Monte Alverne, de São Leopoldo, RS.

Na homilia dom Jaime falou sobre o momento cruciante que vivemos como sociedade e também como Igreja. “rezemos pelo papa Francisco, que prega uma Igreja em saída, voltada para o povo, vivendo o Evangelho, mas que encontra resistências por parte de alguns clérigos encastelados, que não se deixa convencer pela integridade do Evangelho”. “Muitos falam de Jesus, criam eventos em nome de Jesus, mas não querem a Cruz, não se deixam convencer pela alegria do Evangelho”, disse.

O arcebispo citou ainda dom Helder Câmara em respeito aos sonhos de vida plena, com justiça e paz: “Quando todos nós sonharmos o mesmo sonho, nós conseguiremos que o sonho se torne realidade”. “Peçamos ao Senhor que não nos deixe perder o sonho”, concluiu o arcebispo.

Após o café, o presidente da CND, diácono Zeno Konzer acolheu os participantes (presidentes dos regionais e assessores da CND), com apresentação individual e leitura da ata da reunião anterior.

De São Leopoldo, diácono José Carlos Pascoal – ENAC \ CND

 

Tomado de: cnd.org.br