“Vocação diaconal na família, Igreja e Sociedade à Luz de Aparecida” é o tema da segunda Assembleia Geral não eletiva dos diáconos do Brasil, convocada pela Comissão Nacional dos Diáconos (CND), a ser realizada no período de 18 a 21 deste mês de maio, no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida, São Paulo. O lema é “Cuidai de confirmar a vossa vocação e eleição”, uma citação da segunda epístola de São Pedro. A Assembleia também vai discutir e votar uma reformulação dos Estatutos da Comissão Nacional dos Diáconos (CND) e refletir sobre os “Desafios e perspectivas para a realidade do Diaconado, hoje”.

A Assembleia deverá contar com representações de todas as Comissões Regionais dos Diáconos (CRDs), existentes em todos os Regionais da CNBB, em todas as regiões do Brasil. Para o Regional Nordeste 2, da CRD, foram disponibilizadas 20 vagas. No entanto, até o prazo determinado para a inscrição, o presidente do Regional, Diácono João Gomes, havia recebido inscrições de apenas 6 diáconos e uma esposa, representando os diáconos de 4 Dioceses do Regional Nordeste 2.

Dos 7 representantes da CRD NE2, 4 são da Arquidiocese de Natal-RN. São eles: Manoel Carlos do Nascimento, atual presidente da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos; Raimundo Escolástico e esposa Aiza e José Bezerra de Araújo. Os outros, são os diáconos João Gomes, da Arquidiocese de Olinda e Recife-PE e presidente da CRD NE 2; José Durán y Durán, da Diocese de Palmares-PE; e Sílvio Roberto de Alcântara Oliveira, da Arquidiocese da Paraíba (João Pessoa).

Tomado de: cnd.org,br