Diaconias setoriais da Arquidiocese de Palmas, TO

Diaconias setoriais da Arquidiocese de Palmas, TO
Comunicado da Arquidiocese

Diante da atual realidade e das exigências pastorais e missionárias, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, criar quatro diaconias, para os serviços da Palavra, da Liturgia e da Caridade dos diáconos permanentes da arquidiocese de Palmas. De modo que, todos os diáconos que exercem missão no território da arquidiocese devem pertencer a uma das diaconias, abaixo relacionadas:

Diaconia Santo Estevão – Diaconia dos encarcerados.
1Fundamento: “Cheio de graça e poder, Estevão fazia grandes prodígios e sinais entre o povo. No entanto, alguns começaram a discutir com Estevão. Os doutores da lei prenderam Estevão e o conduziram ao Sinédrio” At 6,8-9.12).
2 Missão: Cuidar dos presos, visitar os presídios, dar assistência espiritual e jurídica a elas e elas bem como as suas famílias, rezar com eles e por eles, evangeliza-los e ajudar na sua ressocialização.
Diaconia São Lázaro : Diaconia da Esperança.
2.1 Fundamento:“Senhor, aquele a que amas está doente. Quando Jesus chegou, já fazia três dias que Lázaro estava no túmulo. Disse Jesus: Lázaro, saia para fora” (Jo 11,3.17.43).

2.2 Missão: Consolar os tristes e enlutados; rezar e celebrar funerais, exéquias e velórios; visitar os cemitérios, criar e administrar o velório arquidiocesano.

Diaconia Bom Samaritano: Diaconia da Saúde.
3.1 Fundamento: “Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu, e teve compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas” (Lc 10.33-34).

3.2 Missão: Cuidar da vida, da saúde dos doentes, visitar os doentes, nas casas e nos hospitais.

Diaconia Bom Pastor.
4.1 Fundamento: “Eu mesmo vou cuidar das minhas ovelhas” (Ez 34,11). “Eu sou o bom Pastor: conheço minhas ovelhas e elas me seguem” (Jo 10,14).

4.2 Missão: cuidar dos projetos sociais da arquidiocese, fazer parceria com a ASAP e a Cáritas, buscar recursos para os projetos sociais, administrar o Centro Amor Social Papa Francisco.

http://cnd.org.br/noticias/

 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *