Comissão Nacional dos Diáconos -Brasil- aguarda 300 diáconos permanentes para a X Assembleia Geral, Eletiva e Comemorativa

Comissão Nacional dos Diáconos já tem tudo preparado para a realização da X Assembleia Geral, Eletiva e Comemorativa que será realizada nos dias 23 a 26 de abril de 2015, no CERESP – Centro Redentorista de Espiritualidade, localizado no Seminário Santo Afonso de Aparecida, SP.

São esperados cerca de 300 diáconos permanentes de todos os regionais do país, além das esposas dos diáconos, presbíteros e bispos. Foi convidado como observador o diácono Jorge Alvaro Vargha Rodrigues, da Arquidiocese de Montevidéu, Uruguai. As inscrições foram feitas até 30 de janeiro e os participantes estarão hospedados em hotéis de Aparecida, além do CERESP.


A recepção será feita no CERESP (Seminário Santo Afonso) a partir das 14h do dia 23 de abril. Uma Celebração Eucarística às 19h, no local do encontro, marcará a abertura da X Assembleia.

No dia 24, sexta-feira, as 07h30, saída para a Basílica Nacional de Aparecida. Às 09h, na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, será celebrada Missa Solene comemorativa aos 50 anos de restauração do diaconado permanente, concelebrada pelos bispos participantes da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, com participação dos diáconos permanentes em Assembleia.

Com a celebração da Hora Média, as 13h45 será retomada a atividade da Assembleia Geral no Seminário Santo Afonso, seguida da apresentação da memória histórica do diaconado no Brasil. Participarão da exposição: Padre Valter Goedert, de Santa Catarina, um dos que lutaram para a restauração do diaconado no Brasil e um dos primeiros formadores; Dom Antonio Celso de Queirós, bispo emérito de Catanduva; Diáconos Dorvalino Bertasso, Franco Chippari, José Durán y Durán, Odélcio Calligaris Gomes da Costa, ex-presidentes da CND, e Zeno Konzen, atual presidente.

No sábado, dia 25, a programação começa com Celebração Eucarística com Laudes, as 07h30, no local da Assembleia. A primeira palestra formativa será desenvolvida pelo diácono Júlio Bendinelli, da CRD Leste 2 e integrante da ENAP – Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica, com o tema “Desafios e Perspectivas”. Ainda na parte da manhã falarão dom Pedro Brito Guimarães, presidente da CMOVC – Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, e dom Esmeraldo Barreto de Farias, Bispo auxiliar de São Luis (MA) e assessor da CND.

As 14h terá início o processo eleitoral, com apresentação dos relatórios e prestação de contas. Em seguida, a palavra dos candidatos (até o fechamento desta edição somente 1 candidato se apresentou, o diácono Zeno, candidato à reeleição). A eleição se dará por voto secreto. A eleição se dará da seguinte forma: a assembleia elege o presidente. Em seguida, os presidentes dos Regionais (CRDs) se reúnem para escolher o vice-presidente, o secretário e o tesoureiro. A Assembleia também elege o Conselho Econômico e Fiscal (3 titulares e 3 suplentes). Serão formados grupos para propor Metas de Ação para a nova Diretoria.

No domingo, 26, será celebrada Eucaristia com Laudes as 07h30. No final da Missa será dada posse à nova Diretoria. A Assembleia votará e aprovará as linhas de ação para o quadriênio 2015/2019. Após os comunicados e encaminhamentos, a X Assembleia se encerrará com a Celebração de Envio. O almoço será nos locais de hospedagem.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *