Carta aos Efésios foi tema do Retiro dos Diáconos e Esposas da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Brasil)

Com o tema “O Diácono e a Espiritualidade da Comunidade dos Efésios”, os diáconos e esposas da Arquidiocese de Ribeirão PRetiro de Ribeirão Pretoreto realizaram nos dias 15 e 16 de julho, na Casa “Dom Luis” de Brodowski, SP, o Retiro Espiritual Anual. Teve como assessor o diácono José Carlos Pascoal, da diocese de Jundiaí, SP, acompanhado de sua esposa Maria Ester.

O Retiro teve início com missa presidida pelo padre André Massaro, Reitor da Escola Diaconal “São Lourenço” de Ribeirão Preto, que falou na homilia sobre a necessidade do diácono e esposa participarem do Retiro Anual e exercer seu ministério com abertura de coração, alegria e confiança. O diácono Flávio Livotto leu mensagem enviada pelo arcebispo metropolitano Dom Moacir Silva, que estava em peregrinação no Santuário de Aparecida.

O assessor diácono Pascoal falou sobre a espiritualidade da Comunidade dos Efésios, segunda a Epístola de São Paulo, aplicando essa espiritualidade na vida pessoal e familiar e no ministério diaconal. “Buscar antes de tudo a Unidade na Igreja, com Humildade e prática da Caridade. Uma virtude não se separa da outra”, disse. Foram 5 momentos de reflexão, interagindo com a assembleia. Providência de Deus, Herança em Cristo e na Igreja, Salvação pela graça de Cristo, Ecumenismo e Diálogo Interreligioso, Unidade na Igreja com o Clero e os fiéis, Diversidade de Funções, Exercício das Virtudes, Caridade, Vida Familiar e Armadura do Cristão foram as “pistas” de leitura e reflexão, aplicadas à vida do diácono e da esposa e família.

No sábado às 18h, houve o “Momento Mariano”, com o Terço Meditado celebrando os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e o Ano Nacional Mariano. No domingo, às 07h30, a missa foi presidida pelo padre Luis Gustavo Tenan Benzi, coordenador de Pastoral da Arquidiocese. No final da missa foram homenageados os diáconos da 2ª Turma, ordenados no dia 16 de julho de 2016, pelo aniversário de ordenação. Também foi homenageado o casal diácono José de Freitas Sampaio Filho e sua esposa Mariana, que completaram 59 anos de Matrimônio.

As esposas tiveram um momento especial de reflexão na tarde de sábado, com o tema “A espiritualidade da Esposa do Diácono”, refletindo Ef 4,1-6. À noite apresentaram um resumo dessa reflexão, que contou com a participação de Maria Ester, esposa do diácono Pascoal.

A Comissão Arquidiocesana dos Diáconos de Ribeirão Preto conta com nova diretoria: diácono Paulo Sérgio de Melo, presidente; diácono Ricardo Nogueira, Vice-presidente; diácono Eder Garcia Ferreira, Secretário, e diácono Rosanildo Ferreira de Queiroz, tesoureiro. O Retiro Espiritual foi encerrado com o almoço no domingo, 16 de julho.

Tomado de: cnd.prg.br

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *