No final de semana de 17 a 19 de novembro, em Ipixuna do Pará, no nordeste Paraense, ocorreu o retiro para os candidatos ao Diaconado Permanente, com o tema - Eis que estou entre vós, como aquele que serve (Lc 22,27). O evento foi acolhido pela Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e pelos padres Fernando e Zezinho.

Os 28 candidatos ao ministério diaconal estiveram presentes, este retiro encerra o ciclo da escola diaconal ao mesmo tempo que é o momento Orante e de reflexão precedente da ordenação diaconal que já está agendada para o mês de dezembro: 16 – Dom Eliseu; 23 - Paragominas e 30 – Bragança.

O retiro foi coordenado pelo Padre Elias, Pároco da Paróquia Santa Luzia e Vigário Judicial da Diocese de Bragança, que conduziu a todos por um conjunto de reflexões que adorna a missão de anunciar, levando a todos a refletir, a partir de indagações: estou preparado para servir? Como servir? Servir a quem? Como metodologia organizou quatro etapas progressivas de meditação em grupo, seguida de meditação individual e concluída com uma ressonância compartilhada, logo as inspirações da 1ª etapa: Chamado e envio de Moises; a 2ª etapa – Chamado de Jonas; 3º: Chamado e Sim de Maria; a 4ª etapa: Sim de José – esposo de Maria; e a 5ª etapa: Paulo.

Como destaque do retiro Orante-reflexivo dirigido pelo Padre Elias, marcou bastante a todos o sentido de ser pastor, pois segundo o pregador, a função de auxiliar no altar, fazer celebrações, entre outras coisas, os leigos e outros consagrados também podem fazer, mas, contudo, o que dá razão ao diácono na sua existência e atuação é ele ser, se sentir, e agir como pastor, pois o ministério diaconal lhe imprime esse sentido: ser pastor na vida da igreja, para cuidar das ovelhas.

O diácono, membro do corpo ministerial da igreja é convocado a ser um pastor, e seu ministério é o ministério do Cristo, pois cada um será servidor de Jesus Cristo no meio do povo e nos serviços pastorais.

Vejamos alguns depoimentos dos candidatos ao diaconato permanente por ocasião do retiro:

Benedito Lazaro – Bragança: Ficar a disposição do Bispo e do Padre para a missão da igreja para onde precisar, considerando onde vai servir? Quem vai servir? Como vai servir? Focar nas pastorais e nas comunidades esta é a minha expectativa.

Antonio – Rondon do Pará: Enriqueci-me muito. Com a graça de Deus me sinto maduro, convicto daquilo que quero; da missão que o Senhor me chamou a responder na minha paróquia, na minha comunidade e na minha família. A resposta que Deus quer dentro de mim é SIM.  Espero como expectativa corresponder dentro daquilo que estar me sendo solicitado, ser um pastor no meio das ovelhas, poder ajudar os meus irmãos, sobre tudo na minha comunidade, em resposta ao apelo do Papa Francisco: sair ao encontro dos que precisam de nosso auxilio, ser presença de Cristo na vida dos irmãos e irmãs. Sou grato ao Bispo Dom Luis, ao atual Bispo Dom Jesus, ao Pe. Valdir e todos os nossos formadores.

Vicente – Capitão Poço: A nossa formação foi uma abundante graça que nos foi derramada, para que pudéssemos buscar a perfeição sem, contudo, querer ser superior a ninguém, mas ao exemplo de Jesus, buscar servir no meio de todos e a cada um como aquele que deve servir. As perspectivas estão focadas em responder ao chamado de Deus, a fim de que possamos ser pastores, servir em nome de Cristo.

A escola foi um processo inicial de construção de uma cultura diaconal na diocese, do qual foi gestada no seio da igreja e com os cuidados de seus pastores, logo todas as perspectivas dos candidatos estão voltadas em estar a disposição da igreja, e servir a Deus, estando no meio do povo por meio dos serviços e pastorais da igreja, nas comunidades, e responder com solicitude as necessidades da igreja e do povo de Deus.

O retiro após o ciclo de meditações foi finalizado com a adoração ao Santíssimo Sacramento, que foi presidido por Padre Elias que possibilitou uma ressonância em meio à adoração. Para confraternizar, ao meio dia um almoço com a presença dos Padres Fernando e Zezinho.

Tomado de: cnd.org.br

Por José Wilson, candidato ao diaconado permanente – Paróquia Santa Teresinha.