Bento XVI altera competências relativas à formação de futuros padres na Cúria Romana

Mudanças estendem-se ao setor da Catequese, perante «dramática crise de fé»

Agência Ecclesia

Cidade do Vaticano, 25 de janeiro de 2013

Bento XVI passou a competência sobre os seminários, na estrutura da Cúria Romana, à Congregação para o Clero, mudança definida no documento ‘Ministrorum institutio’, hoje divulgado.

A medida tinha sido anunciada pelo Papa no último Sínodo dos Bispos (outubro de 2012, Vaticano), e é agora confirmada para centrar no referido órgão do governo central da Igreja Católica tudo o que está relacionado “com a formação, a vida e o ministério” dos padres e diáconos, desde a seleção dos candidatos a estes ministérios.

“É de particular importância perceber e respeitar a ligação intrínseca que existe entre a formação que precede a ordenação e a que se lhe segue”, escreve o Papa.

Os seminários deixam assim de estar sob a jurisdição da Congregação para a Educação Católica.

Outra mudança hoje confirmada refere-se ao setor da Catequese, que deixa de ser competência da Congregação para o Clero e passa agora para o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.

A decisão do Papa é explicada no documento “Fides per doctrinam”, assinado por Bento XVI, no qual se refere a necessidade de uma “doutrina capaz de iluminar as mentes e os corações dos crentes”.

“O momento histórico particular em que vivemos, marcado entre outras coisas por uma dramática crise de fé, requer uma tomada de consciência para responder às grandes expectativas que surgem nos corações dos crentes”, observa.

Segundo Bento XVI, a “inteligência da fé” implica que os seus conteúdos “se expressem numa linguagem nova, capaz de apresentar a esperança viva nos crentes”.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *