A formação Vocacional pela Palavra

Diácono Zeno Konzen
Presidente da CND

Saímos de agosto, mês das vocações, onde fomos convidados a olhar com mais atenção sobre todas as vocações dos filhos da Igreja que são chamados por Deus às multiformes vocações que se colocam a serviço dessa mesma Igreja. Não se trata de profissões, e sim, escolhas de vida cujo significado procede da relação de amor que temos com Deus Pai.

Irmãos e irmãs, neste mês de setembro a Igreja nos convida a um olhar mais profundo e uma vivencia concreta da Palavra de Deus, a Bíblia. E a Palavra nos ensina quais caminhos a seguir, especialmente na carta de São Tiago (Tg 1,22): “Sede praticantes da palavra e não meros ouvintes”.

Para que sejamos uma Igreja missionária, Igreja em saída, precisamos nos alicerçar na Sagrada Escritura. Meditando a Palavra de Deus em atitude de oração, individual ou comunitariamente sejamos firmes anunciadores da Boa Nova. Tenhamos em nossas vidas o salutar hábito da leitura orante e diária para as necessidades da Igreja, o Corpo de Cristo, quer nos textos bíblicos, quer no ofício da Liturgia das Horas, que nos dediquemos profundamente ao estudo e oração.

Sabiamente a Liturgia de setembro nos apresenta no dia 14 a festa da Exaltação da Santa Cruz e no dia seguinte a memória de Nossa Senhora das Dores. Esses dois momentos nos colocam diante da Cruz, caminho de salvação e nas dores de Maria a oportunidade de também colocar aos pés da Cruz nossas dores, nossas fraquezas e todo o peso de nossos pecados. Aí sim, poderemos tocar a Cruz do Bom Pastor e receber do madeiro de Cristo a paz que tanto precisamos. Por isso cantemos: “vitória tu reinarás, ó Cruz tu nos salvarás” e peçamos com fé: Nossa Senhora das Dores, rogai por nós.

Que estejamos sempre alegres no serviço do reino de Deus. Amem!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *